Publicidade

FIA-RJ abre 1.620 vagas para Programa de Qualificação para o Primeiro Emprego no RJ.

Grupo de emprego exclusivas em seu WhatsApp Clique Aqui !!!

A Fundação para a Infância e Adolescência do Estado do Rio de Janeiro (FIA-RJ) lançou oficialmente, nesta terça-feira (8), o edital do Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), uma importante iniciativa voltada à qualificação de jovens em fase escolar. Com um total de 1.620 vagas abertas, o projeto visa oferecer capacitação profissional a adolescentes entre 15 anos e 16 anos e 3 meses, com foco na preparação para o primeiro emprego. A oportunidade é voltada para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares.

As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, até o dia 8 de agosto de 2025. O link para o formulário de candidatura está disponível no Google Forms, e o edital completo pode ser consultado no site oficial da FIA-RJ: http://www.rj.gov.br/fia. O programa é uma chance rara de inserção planejada e assistida no mercado de trabalho, promovendo cidadania e dignidade para centenas de jovens em todo o estado.

O curso presencial oferecido tem uma carga horária de 320 horas, realizado em contraturno escolar, o que permite que os adolescentes continuem frequentando a escola regularmente. O conteúdo é distribuído em módulos que abordam temas fundamentais como Matemática, Língua Portuguesa, Tecnologias, Humanidades, Cultura e Cidadania. A formação será ministrada pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio), instituição reconhecida pela excelência em programas educacionais.

Ao término da qualificação, os participantes com bom desempenho acadêmico e comportamental terão a oportunidade de serem encaminhados para estágios protegidos, em instituições e empresas parceiras da FIA-RJ. Estes estágios ocorrem em ambientes supervisionados e com atividades administrativas, respeitando todos os critérios estabelecidos pela Lei do Estágio, assegurando a legalidade, segurança e aprendizagem dos jovens durante essa importante transição.

Um dos diferenciais mais relevantes do PTPA é a ênfase na inclusão e prioridade para adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Jovens beneficiários de programas sociais, acolhidos institucionalmente, em cumprimento de medidas socioeducativas, em tratamento de dependência química, ou em processo de transição de gênero terão atenção prioritária na seleção. O processo seletivo inclui inscrição online, entrevista social e avaliação psicológica, garantindo uma triagem responsável, humanizada e justa. Adolescentes com deficiência também têm acesso garantido e acompanhamento especializado durante todo o curso.

As 1.620 vagas estão distribuídas em 27 unidades no estado do Rio de Janeiro, abrangendo tanto a capital quanto municípios do interior. Na capital, as oportunidades estão em bairros como Bangu, Botafogo, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Leblon, Maracanã, Maré, Méier, Santa Cruz e Taquara. Já no interior, cidades como Campos dos Goytacazes, Itaguaí, Itaperuna, Macaé, Mangaratiba, Miguel Pereira, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paraíba do Sul, Queimados, Rio das Ostras, São João da Barra, São João de Meriti e Teresópolis foram contempladas com unidades do programa.

Anúncios

Você não pode copiar conteúdo desta página