Carteira De Trabalho Digital

O Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo para Android e iPhone (iOS) que promete facilitar a consulta aos seus dados profissionais no celular. Funcionando como uma extensão do documento físico, o app traz informações como número do PIS, contratos de trabalho, entre outras coisas. Outra possibilidade é requisitar a segunda via do documento e tirar suas dúvidas em uma sessão de perguntas e respostas.

O aplicativo da CTPS existe desde 2017, contudo ele não substituía o documento físico. A partir de agora (Setembro 2019), a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.

Se você já tinha a CTPS em formato físico você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original.

O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar pelo aplicativo ou pela internet.

Ao procurar pelo CTPS Digital, porém, é preciso ter muito cuidado com os resultados de buscas da loja virtual do seu smartphone, especialmente no Android. Infelizmente, há muitos aplicativos que se passam por Carteiras de Trabalho Digital e estes podem esconder ameaças para roubar suas informações. Dito isso, confira a seguir como usar o novo aplicativo do Governo Federal.

Para baixar o aplicativo clique AQUI.

Para maiores informações leia a CARTILHA com o passo a passo para a utilização da carteira de trabalho no formato digital.

 

 

Fonte: encurtador.com.br/jowAH